Caso não tenha assistido ao vivo, não perca a chance de acessar este conteúdo na íntegra!
O Instituto Unimed-Rio, em parceria com a Boehringer Ingelheim, realizou, na primeira semana de julho, o Simpósio intitulado “Emergências Dermatológicas – Psoríase Pustulosa Generalizada: O que é importante saber?”. O evento faz parte do projeto de educação continuada do Instituto, voltado para as diferentes especialidades médicas entre os cooperados de Unimed-Rio.
A palestra foi ministrada pela Dra. Aline Bressan, Mestre em Medicina e Coordenadora do Ambulatório de Dermatite Atópica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), e contou com a moderação da Dra. Denise Altomar, Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Diretora dos Prontos Atendimentos da Unimed Ferj. O evento ainda foi apresentado pelo Dr. Eduardo Costa, Especialista em Clínica Médica, Alergia e Imunologia; Mestre e Doutor em Medicina; e Conselheiro Técnico-Científico/Coordenador de Ensino do Instituto Unimed-Rio
O início da discussão foi guiado pelo questionamento: quais doenças podem ser consideradas uma emergência dermatológica? Aline, portanto, trouxe um alerta: “Todas as condições que podem levar à morte são emergências, e não podemos negligenciar alguns sinais”. Após uma contextualização super atualizada, a especialista embarcou nas formas de diagnóstico e tratamento da Psoríase Pustulosa Generalizada. A doença é rara e se manifesta em forma de erupção aguda caracterizada por múltiplas pústulas estéreis sobre base eritematoedematosa. Mas, de acordo com a palestrante, pode ser associada ou confundida com a Psoríase em Placas. “A história médica é uma poderosa ferramenta para diagnóstico”, ressaltou.
Fique ligado em instituto.unimedrio.com.br/eventos para não perder os próximos simpósios e a programação completa do Instituto Unimed-Rio.