Internato Médico

internatomedico

O que é o Internato Médico?

O internato médico é uma etapa integrante dos cursos de graduação em medicina no Brasil, caracterizada por estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço com duração total de dois anos. O estágio deve contemplar aspectos essenciais nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e saúde coletiva, devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área. Essas atividades devem ser eminentemente práticas, com carga horária teórica máxima de 20% (vinte por cento) do total por estágio.

Como disciplina obrigatória dos cursos de medicina, o internato é oferecido no âmbito da própria faculdade e tem como objetivo habilitar o médico para atuar como generalista nas diversas áreas da medicina. Porém, algumas faculdades disponibilizam um período do internato no qual permitem que o aluno escolha uma especialidade para estagiar, permitindo que ele tenha maior segurança na decisão sobre qual especialidade seguir.

O Hospital Unimed-Rio, em parceria com o Instituto Unimed-Rio, oferece vagas para internato eletivo em terapia intensiva desde maio de 2018. O estágio é realizado nas unidades do complexo intensivo do Hospital Unimed-Rio (UTI Geral, UTI Cardiológica e UTI Cirúrgica), com duração mínima de 30 dias. O programa é caracterizado por treinamento em serviço, sob a preceptoria de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, além de atividades teóricas coordenadas por docentes próprios, como sessões clínicas e cursos de atualização em clínica médica, cardiologia e radiologia.

Coordenador do Internato: Pedro Pimenta de Mello Spineti, MD, MSc, PhD, TEC, FESC

Internato eletivo em terapia intensiva no Hospital Unimed-Rio

Público: estudantes de medicina que estejam cursando os três últimos períodos do internato em faculdade que permita um rodízio optativo externo, e que tenham despertado algum interesse pela especialidade.

Programa e carga-horária: o programa de internato optativo está ligado ao Instituto Unimed-Rio, e foi estruturado em molde semelhante ao dos nossos programas de Residência Médica em Cardiologia e Clínica Médica, porém, adaptado para o regime de internato. O programa consiste em 40h semanais, totalizando 32h de atividades supervisionadas em regime de rotina/diarista e 8h de estudo dirigido não supervisionado (day-off), para que o aluno tenha tempo suficiente para estudar sozinho os temas abordados.

Duração: o período de duração mínimo do estágio será de 28 dias, e o máximo, de 90 dias corridos, de acordo com a disponibilidade de vaga para o período pretendido e o período disponibilizado pela faculdade do aluno, que deve constar em um termo de compromisso assinado entre a faculdade, o aluno e a coordenação de internato do hospital.

Inscrição: o aluno interessado deverá enviar e-mail para o Instituto Unimed-Rio (abaixo) informando a faculdade de origem e o período de interesse, anexando cópia do currículo, com antecedência mínima de três meses do início do período pretendido para o internato. Após análise da solicitação e do currículo, o aluno será contactado também por meio do e-mail. Se sua proposta de inscrição inicial for deferida, será agendada uma data para entrevista, na qual o aluno deverá trazer alguns documentos necessários para formalizar o internato.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Internato Médico no Hospital Unimed-Rio.

Documentos necessários para a entrevista:

– Carta de apresentação assinada por representante competente da instituição de ensino da qual o aluno faz parte, informando o nome do aluno e o número de matrícula, confirmando que o mesmo encontra-se devidamente matriculado no curso de medicina, que cursa o internato e que a faculdade permite o internato optativo externo no período pretendido pelo aluno;

– Cópia do RG (trazer original para conferência);

– Cópia do CPF (trazer original para conferência);

– 1 foto 3×4;

– Fotocópia da apólice do seguro contra acidentes pessoais;

– Termo de Compromisso em três vias assinado pelo aluno e faculdade.

Obs: a contratação de seguro contra acidentes pessoais é obrigatória para todos os alunos e poderá ser realizada em qualquer agência bancária ou instituição. O ônus referente à contratação é de total responsabilidade do candidato e deverá abranger todo o período do estágio.

Ficou interessado? Envie um email para ensino.pesquisa@unimedrioempreendimentos.com.br.