Reuniões acontecem online, pela plataforma Microsoft Teams
Com apresentação da residente Katarina Cardoso (R2 de Clínica Médica) e moderação de algumas das integrantes do Comitê de Bioética ( Márcia Menezes, Rafaelly Faitanin e Daphine Riente), a Sessão Clínica Geral do Hospital Unimed-Rio realizada no dia 2/9, com organização do Instituto Unimed-Rio, debateu sobre o processo de deliberação moral em bioética e também abordou a atuação do comitê da unidade.
Fundado em 2019 e presidido por Márcia Menezes, coordenadora médica da UTI Cirúrgica, o comitê é um colegiado multiprofissional de natureza autônoma, consultiva e educativa que possui o objetivo de auxiliar o corpo clínico na reflexão e solução de questões relacionadas à moral e à bioética que surgem na atenção aos pacientes.
Durante a sessão, Katarina apresentou os conceitos de ética, moral e bioética perante a literatura, explicou como e quando o comitê da unidade deve ser acionado e ilustrou sua explicação com um caso clínico onde foram realizados procedimentos sistematizados (deliberação) para a tomada de decisão a partir de dilemas morais. Katarina reforçou que no cotidiano dos médicos existem diversos problemas relacionados à bioética e que, nesses casos, não basta os profissionais recorrerem apenas para a intuição ou bom-senso. A habilidade de tomar decisões nos problemas morais é essencial para a excelência profissional e para a qualidade da atenção à saúde, segundo a residente.
“A deliberação moral em bioética é uma forma de auxiliar o profissional na apreciação minuciosa das situações, diminuindo as áreas de incerteza e ambiguidade. E dessa forma, o profissional está capacitado para decidir de maneira mais prudente e responsável”, explicou Katarina.
As Sessões Clínicas acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, 19h, e são abertas ao público. Não conseguiu acompanhar o encontro ao vivo? Confira aqui, na íntegra, como foi.
Toda a agenda de atividades do Instituto Unimed-Rio você encontra no link: https://instituto.unimedrio.com.br/eventos/