Reuniões acontecem online, pela plataforma Microsoft Teams
“Desafio Diagnóstico no Choque” foi foco de debate pela equipe de cardiologia do Hospital Unimed-Rio na Sessão Clínica Geral realizada no dia 30/9, com organização do Instituto Unimed-Rio. A sessão contou com a apresentação do residente Kassem Ali Ahmad (R1 de Cardiologia) e moderação de Marco Antonio de Mattos, coordenador da equipe de cardiologia da unidade. Rafael Pizzo e Bruno Nunes, rotinas da equipe médica de cardiologia, também participaram do encontro como debatedores.
Durante o encontro, Kassem apresentou um caso clínico de um paciente, em pós-operatório imediato, que deu entrada na unidade. Após uma análise geral do histórico e do quadro clínico, foram analisados também, a partir da literatura médica, os exames realizados durante o atendimento, como radiológicos e o eletrocardiograma. A partir daí, debateram sobre o processo de diagnóstico e as ações realizadas pela equipe responsável para tentar solucionar o caso.
Ao final da sessão, Kassem apresentou qual foi o diagnóstico oficial do paciente e explicou a importância do tratamento precoce neste caso. Além disso, o residente falou ainda sobre a aplicação dos scores de probabilidade para definir quais exames devem ser priorizados no processo de diagnóstico. “Os exames têm valor prognóstico e diagnóstico. Por exemplo, a troponina tem um valor prognóstico, não tem diagnóstico. Já a angiotomografia tem um valor tanto prognóstico quanto diagnóstico”, explicou.
As Sessões Clínicas acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, 19h, e são abertas ao público. Não conseguiu acompanhar o encontro ao vivo? Confira aqui, na íntegra, como foi.
Toda a agenda de atividades do Instituto Unimed-Rio você encontra no link: https://instituto.unimedrio.com.br/eventos/