Reuniões acontecem online, pela plataforma Microsoft Teams
A Sessão Clínica Geral do Hospital Unimed-Rio realizada no dia 5/8, com organização do Instituto Unimed-Rio, debateu com a ajuda da equipe médica da unidade a questão da febre em pacientes que possuem um sistema imunológico mais enfraquecido, chamados de pacientes imunossuprimidos. O encontro contou com a apresentação do residente Caio Figueiredo (R1 de Clínica Médica) e moderação de Andréa Haddad (Médica Rotina UCCI). Pedro Spineti (Médico Rotina UTI Cardiológica), Isabella Cleinman (Infectologista CCIH), Alexandre Sahate (Ecocardiografia HUR) e Alan Chambi (Cintilografia HUR) também participaram do evento como debatedores.
Durante o encontro, Caio Figueiredo apresentou um caso clínico de uma paciente imunossuprimida diagnosticada com esclerose múltipla há sete anos, sem surto da doença há pelo menos três, e em uso de imunossupressor mensal por cateter venoso implantável. Diante da apresentação do atual quadro e do histórico clínico da paciente, além de exames laboratoriais de imagem apresentados por Alexandre Sahate, os especialistas debateram, a partir da literatura médica, as medidas tomadas pela equipe da unidade para investigar e solucionar o caso.
Segundo Pedro Spineti, os casos de febre em pacientes imunossuprimidos são, na maioria das vezes, considerados mais complicados. “Esses pacientes [imunossuprimidos] fazem menos manifestação inflamatória, e identificar o foco adequado, muitas vezes, é um desafio. Como vimos neste caso, vários exames e mais de uma ida ao hospital foram necessários para que se chegasse ao foco real da infecção”, explicou.
Andréa Haddad reforçou a fala de Spineti e declarou a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar para liderar casos de febre em pacientes como esse. “A resolução de um caso assim só mostra que temos uma equipe de excelência. Precisamos da parte clínica, mas sem a parte do diagnóstico, não conseguiríamos seguir muito em frente”, declarou.
As Sessões Clínicas acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, 19h, e são abertas ao público. Não conseguiu acompanhar o encontro ao vivo? Confira aqui, na íntegra, como foi.
Toda a agenda de atividades do Instituto Unimed-Rio você encontra no link: https://instituto.unimedrio.com.br/eventos/