Caso não tenha assistido ao vivo, não perca a chance de acessar este conteúdo na íntegra!
O Instituto Unimed-Rio, em parceria com a Boehringer Ingelheim, realizou, na segunda quinzena de junho, o Simpósio intitulado “Programa Coração-Pulmão, Atualizações em Insuficiência Cardíaca e DPOC”. O evento faz parte do projeto de educação continuada do Instituto, voltado para as diferentes especialidades médicas entre os cooperados da Unimed-Rio.
A palestra de DPOC foi ministrada pela Dra. Claudia Henrique da Costa, Professora Titular e Coordenadora da Disciplina de Pneumologia da UERJ, além de Coordenadora da Pós-graduação em Ciências Médicas na mesma universidade. Já o seminário sobre Insuficiência Cardíaca foi guiado pelo Dr. Ricardo Mourilhe Rocha, Professor Adjunto de Cardiologia da UERJ e Coordenador da Cardiologia do Complexo Hospitalar Américas – Vitória e Samaritano Barra.
O simpósio foi apresentado pela Dra. Denise Scofano, Professora Adjunta da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, e contou ainda com moderação do Dr. André Filipe Marcondes, Professor do Departamento de Morfologia da UFF.
De forma didática, Dra. Cláudia iniciou a discussão com possíveis cenários de diagnósticos de DPOC, aprofundando a discussão e apontando como descartar outras doenças correlatas: “A DPOC é uma doença extremamente comum, prevenível e tratável”, apontou. Já a apresentação do Dr. Ricardo foi mais focada nas formas de tratamento da insuficiência cardíaca aliada a demais enfermidades – tanto em ambiente hospitalar, quanto em espaços ambulatoriais. “Sabemos que pacientes com diabetes tipo 2 apresentam mais riscos de mortalidades por doenças cardiovasculares”, exemplificou.
Fique ligado em instituto.unimedrio.com.br/eventos para não perder os próximos simpósios e a programação completa do Instituto Unimed-Rio.