Reuniões acontecem online, pela plataforma Microsoft Teams
“Massas Pélvicas: uma abordagem diagnóstica” foi o tema discutido pela equipe de radiologia do Hospital Unimed-Rio na Sessão Clínica Geral realizada no dia 14/10, com organização do Instituto Unimed-Rio. A sessão contou com a apresentação da residente Clariana Souto (R2 de Radiologia) e moderação de Armando Leão, radiologista do Hospital Unimed-Rio. Ana Lúcia Rodrigues, patologista da unidade, também participou do encontro como convidada.
Para dar início ao debate, Clariana apresentou o caso clínico de uma jovem paciente que deu entrada no hospital relatando forte dor abdominal. A residente também apresentou alguns dos exames realizados pela jovem, como uma tomografia de abdome e pelve e uma ultrassonografia transvaginal, e analisou, a partir das imagens, as hipóteses de diagnóstico para o caso apresentado. Após uma análise geral do quadro clínico da paciente, os especialistas debateram, com a ajuda da literatura médica, como funciona e quais dificuldades podem ser encontradas durante o processo de diagnóstico em massas pélvicas.
Por fim, foi apresentado o diagnóstico final da paciente, que possuía um cistadenofibroma de ovário. “É um tumor benigno, composto por células epiteliais neoplasias e fibroblastos de proporções variáveis. Possui uma aparência sólida, semissólida ou cística, dependendo da quantidade dos componentes presentes”, explicou.
As Sessões Clínicas acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, 19h, e são abertas ao público. Não conseguiu acompanhar o encontro ao vivo? Confira aqui, na íntegra, como foi.
Toda a agenda de atividades do Instituto Unimed-Rio você encontra no link: https://instituto.unimedrio.com.br/eventos/