Reuniões acontecem online, pela plataforma Microsoft Teams
A Sessão Clínica Geral do Hospital Unimed-Rio realizada no dia 11/11, com organização do Instituto Unimed-Rio, contou com o tema “Um Relato de Caso Incomum”, onde integrantes das equipes médicas de radiologia e cardiologia da unidade debateram um caso clínico raro encontrado por eles e enviado para o Colégio Brasileiro de Radiologia, onde foi aceito e publicado. O encontro contou com a apresentação de Beatriz Pereira (R3 de Radiologia) e moderação de Armando Leão (supervisor do PRM em Radiologia). Marco Antonio de Mattos, coordenador da Cardiologia do Hospital Unimed-Rio, também marcou presença na sessão como convidado.
Ao iniciar a sessão, Armando Leão contextualizou a escolha do tema e falou um pouco sobre o caso escolhido para ser apresentado. “Eu trouxe um caso raro, e eu acho que certamente nós não teremos de novo um caso semelhante. Mas ele [caso clínico] vai servir para ilustrar outras patologias”, explicou.
Dando continuidade ao encontro, Beatriz Pereira realizou uma apresentação geral do jovem paciente de 18 anos e do quadro clínico apresentado por ele. Para explicar como foi realizado o processo de diagnóstico, a residente apresentou ainda resultados de exames laboratoriais e de imagens realizados pelo paciente, como a radiografia de tórax e tomografia computadorizada da coluna cervical. Após o relato apresentado pela residente, o caso clínico foi debatido com a ajuda da literatura médica e com base em conhecimentos e experiências prévias.
Devido ao relato de dor torácica apresentado pelo paciente no caso clínico apresentado, Beatriz finalizou sua apresentação fazendo um breve resumo de diagnósticos diferencias de dor torácica. “A dor torácica na emergência representa grande desafio médico, sendo essencial o pronto reconhecimento das condições ameaçadoras à vida. Ela possui elevada incidência, expressando uma ampla variedade de causas, em geral, benignas”, explicou.
Ao final da sessão, Marco Antonio debateu sobre dados de dor torácica no departamento de emergência de unidades de saúde e ainda falou sobre o caso apresentado. “É um caso que eu nunca tinha visto, para mim é uma novidade (…) parabéns a todos os envolvidos que fizeram o diagnóstico e a terapia apropriada”, comentou.
Não conseguiu acompanhar o encontro ao vivo? Confira aqui, na íntegra, como foi.
As Sessões Clínicas Gerais do Hospital Unimed-Rio acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, 19h, e são abertas ao público. Toda a agenda de atividades do Instituto Unimed-Rio você encontra aqui.